sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

H. P. Lovecraft


Imagem do site: sweet-dark-world.blogspot.com

Howard Phillips Lovecraft, escritor de horror nascido em Providence idolatrado por 9 em cada 10 amantes do gênero. Lovecraft teve uma vida marcada por grandes traumas que o levaram a gerar uma obra sombria. Seu pai Winfield Scott Lovecraft sofreu uma crise nervosa quando o escritor tinha apenas três anos o fazendo confrontar a loucura precocemente. Com a internação do pai, Lovecraft foi criado pela mãe, duas tias e o avô que lhe apresentou a literatura de fantasia e horror, Lovecraft era considerado uma criança prodígio. Sua mãe constantemente o vestia com roupas de menina e foi diagnosticado com poiquilotermia na infância. A rara doença deixava sua pele sempre gelada. 


Imagem do site: www.counter-currents.com

Sofreu o primeiro colapso nervoso durante o ensino médio o impedindo de receber seu diploma, agravando seus problemas mentais com este fracasso. Trabalhou muito tempo como ghostwriter para a famosa revista Weird Tales. Inicialmente, Lovecraft imitava o estilo de escrita de seu ídolo, Edgar Allan Poe, com o tempo desenvolveu seu próprio estilo definido como horror cósmico. Criou entre suas obras os chamados Mitos de Cthulhu com os humanos sempre ameaçados por hiper-poderosos seres monstruosos. Dentre este panteão de deuses anti-humanos destacam-se:

Cthulhu
Imagem do site: www.luasombria.com.br

Azathoth
Imagem do site: creepypasta.wikia.com

Hastur
Imagem do site: fantasyfaceoff.proboards.com

Nyarlathotep
Imagem do site: www.tumblr.com

Yog-Sothoth
Imagem do site: www.tumblr.com

Shub-Niggurath
Imagem do site: dloliver.deviantart.com

Tsathoggua
Imagem do site: www.tumblr.com

Hydra
Imagem do site: pearlphoenix.deviantart.com

Dagon
Imagem do site: www.comicvine.com

Trabalhando como jornalista por um curto período Lovecraft conheceu Sonia Greene.



Imagem do site: www.wired.com

Sonia era judia e oito anos mais velha que Lovecraft, mesmo com os protestos de suas tias ele se casou com ela. Mudaram-se para o Brooklyn e desenvolveram uma relação bizarra com vida sexual escassa. H. P. odiava a mudança de cidade, em poucos anos o casal se separou amigavelmente e Lovecraft retornou a Providence. Rodeado de gatos, que julgava como criaturas superiores, Lovecraft começou sua fase mais prolífica em produção e começou a corresponder-se com estreantes escritores de horror como Robert E. Howard criador de Conan, o Bárbaro. Podemos notar influências desta relação em algumas das criaturas enfrentadas pelo personagem. Em 1936, o suícidio de Howard abala Lovecraft que vê a doença que o mataria (cancro no intestino) avançar impiedosamente. Lovecraft morreu com 46 anos de idade em 18 de março de 1937.


Imagem do site: entretenimento.uol.com.br

Sua espantosa obra de horror, com criaturas provenientes de seus pesadelos, cuja mera visão mata ou enlouquece as testemunhas se tornou uma referência dentro do estilo. H. P. Lovecraft ganhou fama após ter suas obras publicadas por amigos após sua morte em larga escala. 


Imagem do site: www.etsy.com

Seu Necronomicon e outras criações foram citadas e exploradas por milhares de artistas: o artista plástico H. R. Giger, o escritor Clive Barker,o tatuador Paul Booth... 


Imagem do site: www.spandexless.com


Imagem do site: barulhodigital.blogspot.com

Sua vida, visões e traumas foram expostos pela HQ do selo Vertigo, Lovecraft.


Imagem do site: www.stephenking.com.br

O mestre do terror Stephen King o homenageou diversas vezes, como no conto "Crouch End" e na história do filme Creepshow, "A morte solitária de Jordy Verril".


Imagem do site: universofantastico.wordpress.com

Em um dos contos de seu livro "Coisas Frágeis", o escritor Neil Gaiman coloca o detetive Sherlock Holmes em um mundo lovecraftiano.


Imagem do site: supernaturallendas.blogspot.com

A série de TV "Sobrenatural" homenageou o escritor em um episódio em que ele abre uma passagem para outro mundo.


Imagem do site: osantuario.com

Alan Moore escreveu a HQ Neonomicon com o universo de Lovecraft.
Diversas bandas também prestam homenagens, como o Metallica e sua "The call of Ktulu":




Fora os muitos filmes sobre os trabalhos do escritor. Como o espantoso filme mudo produzido em 2005, "O chamado de Cthulhu":




H. P. Lovecraft, imortal, como a obra que criou.


Imagem do site: oladonegrodaalma.blogspot.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário